Terrorista, de John Updike

John Updike

Terrorista

São Paulo: Comapanhia das Letras, 2007 (336p.)

“Em Terrorista, um americano muçulmano de 18 anos se prepara para a jihad, a guerra santa. Ahmad, que vive em New Prospect, cidade fictícia no estado de Nova York, é um personagem bem construído. Uma aula de como se constrói um personagem complexo” (Gisela Anauete, Época).

“Sem descambar para a paranóia ou mesmo para o racismo, Updike descreve à exaustão os rituais islâmicos de ensino do Alcorão com a mesma intensidade com que narra uma cerimônia religiosa de negros protestantes, cujo fervor se aproxima do erotismo” (Luiz Chagas, IstoÉ).

“Ele se voltou para a incômoda reação islâmica – não como um simples crítico, mas principalmente como um intelectual interessado em descobrir as causas de tanto atrito, sem jamais esquecer o ponto de vista do outro. (…) A rejeição do capitalismo e dos valores da sociedade americana movem a história” (Ubiratan Brasil, O Estado de S. Paulo).

“Influenciado pelos atentados de 11 de Setembro e pela chamada guerra antiterror, Updike opta por um tema complexo e comete alguns deslizes. [Mas] retrata o tecido urbano dos Estados Unidos por meio de um olhar aguçado e uma técnica narrativa elaborada que convidam à leitura” (Paulo Daniel Farah, Folha de S. Paulo).

“Uma das coisas mais interessantes no livro é a convergência de visões figuradas a respeito de como são os Estados Unidos de fato e de como o país se apresenta. O final é de forte tensão. Traz junto, em útil enredo, uma provocação questionável e motivados atos de heroísmo” (Robert Stone, EntreLivros/Book Review).

Fonte: EntreLivros, Ano 3, Nº25, maio de 2007, p. 11
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: