Terrorista, de John Updike

John Updike

Terrorista

São Paulo: Comapanhia das Letras, 2007 (336p.)

“Em Terrorista, um americano muçulmano de 18 anos se prepara para a jihad, a guerra santa. Ahmad, que vive em New Prospect, cidade fictícia no estado de Nova York, é um personagem bem construído. Uma aula de como se constrói um personagem complexo” (Gisela Anauete, Época).

“Sem descambar para a paranóia ou mesmo para o racismo, Updike descreve à exaustão os rituais islâmicos de ensino do Alcorão com a mesma intensidade com que narra uma cerimônia religiosa de negros protestantes, cujo fervor se aproxima do erotismo” (Luiz Chagas, IstoÉ).

“Ele se voltou para a incômoda reação islâmica – não como um simples crítico, mas principalmente como um intelectual interessado em descobrir as causas de tanto atrito, sem jamais esquecer o ponto de vista do outro. (…) A rejeição do capitalismo e dos valores da sociedade americana movem a história” (Ubiratan Brasil, O Estado de S. Paulo).

“Influenciado pelos atentados de 11 de Setembro e pela chamada guerra antiterror, Updike opta por um tema complexo e comete alguns deslizes. [Mas] retrata o tecido urbano dos Estados Unidos por meio de um olhar aguçado e uma técnica narrativa elaborada que convidam à leitura” (Paulo Daniel Farah, Folha de S. Paulo).

“Uma das coisas mais interessantes no livro é a convergência de visões figuradas a respeito de como são os Estados Unidos de fato e de como o país se apresenta. O final é de forte tensão. Traz junto, em útil enredo, uma provocação questionável e motivados atos de heroísmo” (Robert Stone, EntreLivros/Book Review).

Fonte: EntreLivros, Ano 3, Nº25, maio de 2007, p. 11
Anúncios

Uma resposta to “Terrorista, de John Updike”

  1. Psicologo Roberte Says:

    Oi. Tudo bem ? . Agradeço por disponibilizar
    este conteúdo. Ele é incrível. Sempre acompanho, mas nunca postei um comentário.
    Gostaria de compartilhar no meu facebook.
    Obrigado novamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: