Os 10 pecados de Paulo Coelho, de Eloésio Paulo

Pode-ser ler de várias maneiras Os 10 pecados de Paulo Coelho. Menos como crítica literária acadêmica, embora Eloésio Paulo, doutor em Letras pela Unicamp, disponha das credenciais para fazê-la. O livro é, antes de tudo, um irônico guia para quem não quer ler Paulo Coelho, mas semeia, no caminho dessa curiosa espécie de auto-ajuda, diversas possibilidades de investigação a respeito do maior mito literário brasileiro.

A organização do volume é simples como o estilo adotado: consta de resenhas das 11 narrativas longas publicadas por Paulo Coelho, de O diário de um mago até A bruxa de Portobello, alternadas por capítulos que abordam os “pecados”: ignorância, superficialidade, desleixo, auto-elogio etc. Eles estão fartamente documentados nas obras do escritor brasileiro de maior sucesso em todos os tempos.

Os 10 pecados de Paulo Coelho é temperado pelo humor que caracteriza tanto a poesia como a prosa de Eloésio Paulo, mineiro de Areado e professor da Universidade Federal de Alfenas (MG). Ele já publicou o ensaio Teatro às escuras e dois livros de poemas: Cogumelos do mais ou menos (2005) e Inferno de bolso etc. (2007). Na visão desse ex-professor de cursinho que também foi redator da Folha de S. Paulo e colaborador de O Estado de S. Paulo e do Jornal da Tarde, “não dá para levar Paulo Coelho a sério, embora seja necessário discuti-lo”.

A conseqüência desse ponto de vista se patenteia em subtítulos como “O deserto do topless epifânico” (sobre As valkírias) e “Folhetim carola ou A salvação pela piroca” (sobre Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei). Mas a abordagem humorística não exclui grande energia analítica, demonstrada, por exemplo, na comparação entre o autor de O alquimista e os cultos neopentecostais cujo poder midiático já inquieta a democracia brasileira.

A leitura de Os 10 pecados… é um convite à reflexão a respeito das amplas possibilidades da mistificação no ambiente cultural contemporâneo. E, embora teoricamente despretensioso, promete conter também a principal explicação para o sucesso internacional de Paulo Coelho.

————————————————-
Eloésio Paulo
Os 10 pecados de Paulo Coelho
Vinhedo (SP): Editora Horizonte, 2008 (143p.)
contato: editora@editorahorizonte.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: